segunda-feira, 31 de março de 2008

É a vergonha, isto é uma vergonha!

Sim é uma vergonha e não me canso de repetir que é uma vergonha este nosso país, que em tempos lutou pela sua libertação, pelas conquistas de outras partes do mundo, um povo que já foi tão respeitado para consigo mesmo. E agora o que vemos? Vemos a vergonha do nosso país, afundando-se a passos bem largos, mas que no entanto a ignorância de muitos e a incapacidade de outro já para não falar da ganância da maior parte, nada faz para mudar este rumo do visível desespero de muitas famílias, que nem sabem onde ir buscar dinheiro para uma simples migalha de pão.

A economia está de rastos, tanto anda meio passo para a frente como dois ou três para trás, a saúde que tanto se precisa e está num estado do salve-se quem poder, bem que eles poderiam fazer um bom serviço, mas as filas de espera são tantas que aos excelentes profissionais lhes compete apenas tentar despachar… não admira que exista tanta negligencia, mas é que este nem é dos piores males mesmo sabendo que a saúde é dos bens mais importantes. E agora é que é o delas, a educação, mas que raio de educação vem a ser esta do povo português?

Desde já devo referir que não sou racista, mas por vezes conseguem confundir-me…

Ainda no outro dia fui a uma superfície comercial bem conhecida a nível nacional, e após ter feito umas compras com o meu pai, ambos dirigimo-nos para a caixa, até aqui tudo normal e estávamos no segundo lugar da fila. Não que aparece do nada duas senhoras ciganas, uma delas com uma criança ao colo e nos passam à frente… Claro, foi-lhe chamada a atenção de que não estava na sua vez, ao que ela responde…

-Mas eu tenho só isto para comprar e estou com pressa.

Ao que o meu pai responde.

- Desculpe mas nós também só temos este produto e também estamos com pressa.

Logo de seguida a senhora tem a infeliz resposta de que estava com uma criança, quando esta nem sequer estava ao seu colo, mas sim da suposta filha já bem crescida.

Este caso meteu-me a pensar e a dar voltas na mioleira, não sou de facto racista mas a ignorância de alguns por vezes confunde-me por completo. A senhora primeiro passa à frente do seu suposto lugar, não pede autorização, desculpa-se esfarrapadamente e ainda fica a resmungar como se fossemos os maus da fita e insinuando pela sua expressão que estávamos numa atitude racista suponho.

Não era escusado este tipo de abordagens se houvesse mais civismo por parte dos nossos cidadãos?

É que o civismo faz parte da educação e anda-se por aí a tentar melhorar a educação escolar, que ao que me parece, estar a começar pelo fim, quando existe pessoas para educar, economia para estabilizar, hospitais para tratar. Onde está o nosso ouro? O país acolhedor que outrora fomos, transformou-se nesta arena diária, com espectadores por todo o lado que aplaudem com euforia aos toureiros da política.

Toureiros que metem-nos facadas nas costas, fazendo-nos sangrar que nem touros de morte. E mesmo com um conjunto de forcados bem robustos na frente, não nos vamos render mesmo que perca-mos e nos deixemos cair no meio do espectáculo, é assim que conheci o povo português, “lutador”!

Ainda existe uma esperança de tudo mudar, pode ser que esses apreciadores da tourada ainda consigam dominar os toureiros e os forcados. Só ainda não percebi como é que o cavalo do Sócrates não perdeu forças nas pernas, pode ser que ainda lhe encurtem as rédeas ou lhe cortem os pulsos, se é que o cavalo os tem, se não tiver pode ser mesmo ao primeiro-ministro.

__________________________________________________________

Pedro Mendes

1 comentário:

Fraga disse...

é assim mesmo. e a mim ja me aconteceu pior. e o chato, é q para lhes fazeres ver as coisas, tens de descer ao nivel deles, e ninguem quer fazer isso! e por iss, vao andando na vida a fazer essas coisas! é ridiculo! falta educação civica e nao so!